Não se sabe ao certo a origem dos porquinhos da índia, entretanto sabe-se que sua domesticação data desde o periodo pré-Inca.
Os Porquinhos-da-índia são seres muitos amorosos, principalmente os bebês, mas só se deve fazer criação plenamente consciente que se está a lidar com seres vivos.
Atualmente pode-se encontrar esses animais espalhados por quase todo o mundo, por serem muito resistentes e facilmente adaptáveis a condições climáticas.
Na Europa, esses animaizinhos tornaram-se tão populares que existem clubes e torneios de beleza, assim como cães e gatos.
Por serem muito dóceis e de temperamento amigavél, eles são ideiais para crianças, embora sejam muito tímidos ao primeiro contato, após alguns dias eles tornam-se extremamente companheiros e passam a pedir carinho quando escutam a voz do dono.
Manter um porquinho da índia tem um custo relativamente baixo, existem inúmeras gaiolas no mercado, as mais indicadas são as que possuem grades altas e de ferro, para que os porquinhos não roam as paredes.
É importante também que eles possam se exercitar ao ar livre para manter a forma e fortalecer os musculos.
Porquinhos da Índia são animais extremamente sociaveis, e precisam de companhia e muita atenção, se você não puder dispor de muito tempo para brincar com seu bichinho o ideal é ter pelo menos dois porquinhos, do mesmo sexo, pois não diferente dos demais roedores, eles procriam muito rápido, logo se a intenção não for iniciar uma criação de porquinhos não é aconselhavel ter um casal.